Total Pageviews

Crônica

A GALÁXIA INTERNET

Alô! Alô internautas! Aqui quem fala é da tela. Da tela do computador. É! Esse meio de comunicação instantâneo inventado pelos humanos e repleto de botões. Só não sei se temos mais a agradecer que a criticar. Creio que um pouco de cada, cada qual com bons fundamentos.
A facilidade que a comunicação operada através dos computadores proporciona,  encanta, abrangendo o conhecimento das Ciências, Astronomia, Literatura, entretenimento. Podem-se ler notícias do mundo inteiro, sendo necessário para isso apenas apertar um botão. Enter, e entre que você vai ver. Sem dúvida nenhuma a internet revolucionou a comunicação entre os homens.
Se tenho saudades dos meus primos, dos amigos, basta ligar o computador, que a internet, a santa Internet, traz aconchego ao meu coração. Posso vê-los, falo com eles, e é tudo tão real, tão vivo, que tudo o que nos separa, por um lado é apenas uma tela, e, por outro, mais de mil quilômetros.
A galáxia que conhecíamos era muito diferente, composta por nebulosas, bilhões de estrelas brilhando nos céus. Era o universo fotografando a Terra, vigiando os humanos, eternizando a vida nesse imenso planeta azul. Hoje, quanta mudança. É a galáxia internet que reina. São bilhões de cliques no mundo todo fotografando os céus do computador. E quantos! As galáxias são outras!
Antigamente, quando o computador era apenas a revolução de uma máquina de escrever, as pessoas, mesmo distantes, se conectavam mais. E não pense que era através dos computadores. Não! As pessoas se conectavam através do pensamento. Parece até que havia mais saudade, menos cliques. Nunca imaginei que a distância pudesse ser tão curta e a presença distante. A galáxia internet trouxe novos seres a esse Planeta Internauta, inclusive loucos de todo o gênero. O que diria Botticelli diante da nudez internauta? O que diria José de Alencar e os poetas? Vejo- os consternados perguntando:
- Onde estão as virgens dos lábios de mel?
É. As relações humanas  ficaram informatizadas, inclusive as de amor!
- Ah, que saudades da galáxia universo!!
Quando esta caminhava de acordo com a inteligência e evolução dos macacos, havia mais abraços na galáxia da minha vida.
É. Mas o mundo é frenético. Ou você acompanha a sua velocidade, ou não haverá galáxia a sustentar a sua estrela. Esse é o mundo conectado! Nunca estivemos tão perto e ao mesmo tempo tão longe  uns dos outros. Nota-se, porém, que a distância é curta (conexão-internet) e a conexão distante.
 A galáxia internet é tão linda e tão mágica quanto a galáxia que compõe o universo. Há beleza, e só não há leveza! Ainda assim, é essa galáxia que incoerentemente nos aproxima mais das outras pessoas. São muitos os cliques, os internautas conectados, as espécies de conexão. Na internet quase nada é proibido. A única conexão proibida é a de deletar galáxia, pois cada qual no seu devido lugar - celeste ou internet - seja com toques ou com imagens, a mensagem é que não pode parar, seja real ou virtual.


1 comment:

  1. Sempre de maneira simples, mas não simplória, tu escreves Mirian, sobre a realidade que a circunda e a que está anos luz daqui! Livre do rebuscamento que acomete a escrita de tantos eruditos que fazem um desfavor à compreensão e fruição de um bom texto, pensando fazer o contrário, em verdade encarceram seus textos num hermetismo impenetrável... Parabéns por mantêr a elegância na escrita, perante tanta falta dela, disseminada nesse meio virtual. Um GRANDE beijo e um abraSOL maior para ti!

    ReplyDelete